Navegação à
Deriva
Marcus
Vinicius Quiroga
Quem navega à deriva
sabe que há
vida além dos mares nos mapas
além das
bússolas, astrolábios, diários de bordo
além das lendas
dos monstros marinhos, dos mitos
quem navega à
deriva
acredita que há
nos mares miragens, portos
inesperados,
ilhas flutuantes, botes e salva-vidas
água potável,
aves voando sobre terra, vertigem
quem navega à
deriva
aprende que há
mares dentro do mar à vista
profundidade
secreta, origem do mundo, poesia
escrita cifrada
à espera de quem lhe dê sentido
quem navega à
deriva
se perde da costa,
do farol na torre, dos olhares
atentos, dos
radares, das cartas de navegação
imigra para
mares de imprevista dicção.
( O Autor
é poeta, contista, crítico e ensaísta, doutor em Literatura
Brasileira).
Faça uma
reflexão do texto, respondendo: Que diferenças surgem nas navegações, alguém se perdeu na
navegação, souberam voltar para as páginas iniciais? Há ganhos em navegar a
deriva?
Oi Turma!
ResponderExcluirLeia o poema "Navegação a deriva" e responda o questionamento.
Participem!
Gostei do texto Navegação à deriva ele nos leva a refletir sobre a nossa vida e missão.
ResponderExcluirTodos os dias nós precisamos percorrer o caminho e nele encontramos:pedras,espinhos,anjos,pessoas acolhedoras,outras não,gente que facilita,gente que complica.Nem por isso devemos parar e sim dar passos firmes em busca dos nossos sonhos procurando novas alternativas para vence-los.
Penso que é preciso ter coragem,determinação para recomeçar.E ser como um rio que enfrenta tudo para chegar ao seu destino que é o mar.
Os desafios fazem parte de todo ser humano a diferença é como eu faço para superar essas pedras no meu caminho ser perder de vista o meu ponto de partida e nem o meu ponto de chegada.
Bom dia, Professora Rosangela.
ExcluirMuito importante seu comentário. Precisamos superar os obstáculos e enfrentá-los.
Abraços!
O texto em reflexão nos abre a mente e nos leva a pensar sobre nossa missão e até mesmo sobre a nossa vida.É necessário estarmos em constante busca de novos conhecimentos para alcançarmos novos horizontes e vencer desafios.
ExcluirO poema Navegação a Deriva
ResponderExcluirO poema retrata uma busca intensa de conhecimento.Quando se fala de Tecnologia é uma navegação de desafios,que requer determinação,conscientização de que precisamos superar nossos medos.
Bom dia, Professora Lourdes.
ExcluirVivemos intensamente, nessa busca do conhecimento. navegar em textos virtuais, onde seremos direcionados a caminhos desejados, informando-a de acordo com sua pesquisa.
Abraços!
É difícil lidar com o novo, isso muitas vezes nos assusta, ficamos à deriva, navegamos por caminhos inesperados, mas em tudo há um aprendizado. Quando enfrentamos desafios e problemas sempre acrescentamos algo à nossa caminhada e isso nos faz crescer.
ResponderExcluirEm muitas ocasiões em nossa vida ficamos a deriva, sem saber que rumo seguir, mais sempre aparece algo ou alguém que nos ajudam a encontrar o nosso rumo, o nosso caminho. Em relação a nova tecnologia ja fiquei muitas vezes a deriva mais apareceram pessoas boas e paciente que mim ajudou a encontrar o caminho de chegada.
ResponderExcluirNavegar à deriva tem o seu lado positivo,uma vez que estamos dessa forma, desbravando novos mares,mares estes,inusitados e surpreendentes.Dentro deste contexto,nada é previsível.Nos voltando para as novas tecnologias,este texto é inspirador porque nos estimula a não ter medo do novo que diariamente nos é apresentado.
ResponderExcluirO texto reflete sobre a importância da busca, da liberdade de escolher o que fazer, e como fazer. Com certeza temos ganhos em navegar à deriva, pois nos remete à possibilidade de termos uma grande chance de adquirirmos conhecimentos, por meio de informações
ResponderExcluirA navegação precisa de bom senso, gosto estético e intuição. Bom senso para não deter-se, diante de tantas possibilidades, em todas elas, sabendo selecionar, em rápidas comparações, as mais importantes.