Marcadores

quinta-feira, 24 de julho de 2014

2ª Unidade - Poema "Navegação a deriva"



Navegação à Deriva
          Marcus Vinicius Quiroga

Quem navega à deriva
sabe que há vida além dos mares nos mapas
além das bússolas, astrolábios, diários de bordo
além das lendas dos monstros marinhos, dos mitos

quem navega à deriva
acredita que há nos mares miragens, portos
inesperados, ilhas flutuantes, botes e salva-vidas
água potável, aves voando sobre terra, vertigem

quem navega à deriva
aprende que há mares dentro do mar à vista
profundidade secreta, origem do mundo, poesia
escrita cifrada à espera de quem lhe dê sentido

quem navega à deriva
se perde da costa, do farol na torre, dos olhares
atentos, dos radares, das cartas de navegação
imigra para mares de imprevista dicção.
( O Autor é poeta, contista, crítico e ensaísta, doutor em Literatura Brasileira).  

Faça uma reflexão do texto, respondendo: Que diferenças  surgem nas navegações, alguém se perdeu na navegação, souberam voltar para as páginas iniciais? Há ganhos em navegar a deriva?

10 comentários:

  1. Oi Turma!

    Leia o poema "Navegação a deriva" e responda o questionamento.
    Participem!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto Navegação à deriva ele nos leva a refletir sobre a nossa vida e missão.
    Todos os dias nós precisamos percorrer o caminho e nele encontramos:pedras,espinhos,anjos,pessoas acolhedoras,outras não,gente que facilita,gente que complica.Nem por isso devemos parar e sim dar passos firmes em busca dos nossos sonhos procurando novas alternativas para vence-los.
    Penso que é preciso ter coragem,determinação para recomeçar.E ser como um rio que enfrenta tudo para chegar ao seu destino que é o mar.
    Os desafios fazem parte de todo ser humano a diferença é como eu faço para superar essas pedras no meu caminho ser perder de vista o meu ponto de partida e nem o meu ponto de chegada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Professora Rosangela.

      Muito importante seu comentário. Precisamos superar os obstáculos e enfrentá-los.

      Abraços!

      Excluir
    2. O texto em reflexão nos abre a mente e nos leva a pensar sobre nossa missão e até mesmo sobre a nossa vida.É necessário estarmos em constante busca de novos conhecimentos para alcançarmos novos horizontes e vencer desafios.

      Excluir
  3. O poema Navegação a Deriva
    O poema retrata uma busca intensa de conhecimento.Quando se fala de Tecnologia é uma navegação de desafios,que requer determinação,conscientização de que precisamos superar nossos medos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Professora Lourdes.

      Vivemos intensamente, nessa busca do conhecimento. navegar em textos virtuais, onde seremos direcionados a caminhos desejados, informando-a de acordo com sua pesquisa.

      Abraços!

      Excluir
  4. É difícil lidar com o novo, isso muitas vezes nos assusta, ficamos à deriva, navegamos por caminhos inesperados, mas em tudo há um aprendizado. Quando enfrentamos desafios e problemas sempre acrescentamos algo à nossa caminhada e isso nos faz crescer.

    ResponderExcluir
  5. Em muitas ocasiões em nossa vida ficamos a deriva, sem saber que rumo seguir, mais sempre aparece algo ou alguém que nos ajudam a encontrar o nosso rumo, o nosso caminho. Em relação a nova tecnologia ja fiquei muitas vezes a deriva mais apareceram pessoas boas e paciente que mim ajudou a encontrar o caminho de chegada.

    ResponderExcluir
  6. Navegar à deriva tem o seu lado positivo,uma vez que estamos dessa forma, desbravando novos mares,mares estes,inusitados e surpreendentes.Dentro deste contexto,nada é previsível.Nos voltando para as novas tecnologias,este texto é inspirador porque nos estimula a não ter medo do novo que diariamente nos é apresentado.

    ResponderExcluir
  7. O texto reflete sobre a importância da busca, da liberdade de escolher o que fazer, e como fazer. Com certeza temos ganhos em navegar à deriva, pois nos remete à possibilidade de termos uma grande chance de adquirirmos conhecimentos, por meio de informações
    A navegação precisa de bom senso, gosto estético e intuição. Bom senso para não deter-se, diante de tantas possibilidades, em todas elas, sabendo selecionar, em rápidas comparações, as mais importantes.

    ResponderExcluir

adicionar comentário