Marcadores

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

O computador na sociedade do conhecimento, organizado por José Armando Valente (1999)

http://www.fe.unb.br/catedraunescoead/areas/menu/publicacoes/livros-de-interesse-na-area-de-tics-na-educacao/o-computador-na-sociedade-do-conhecimento
O autor inicia suas reflexões apresentando três posturas quanto ao uso do computador na educação: o ceticismo, a indiferença e o otimismo. Com um olhar crítico sobre cada posição, Valente diferencia também o uso do computador na educação como "máquina de ensinar" ou "ferramenta". Em seguida, desenvolve, amplamente, o argumento de que o computador, para ser efetivo no processo de desenvolvimento da capacidade de criar e pensar, deve está de acordo com o paradigma construcionista. Nessa perspectiva, deve ser usado como uma ferramenta que facilita a descrição, a reflexão e a depuração de ideias. isso é conseguido quando o computador é usado na atividade de programação e, ainda mais efetivamente, quando a linguagem de programação apresenta as características do logográfico.

2 comentários:

  1. É o computador deve ser usado como uma ferramenta a mais para as pessoas no sentido de aprenderem e ampliar seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  2. Como toda tecnologia, a introdução dos computadores na educação apresenta aspectos positivos e negativos. Para que uma instituição escolar introduza a informática, é preciso ter em primeiro lugar um plano pedagógico, onde serão discutidos os objetivos de sua utilização como ferramenta educativa e a escolha do software educativo que possa ser usado para ajudar a atingir mais fácil e eficientemente os objetivos educacionais, não deixando portanto, que o computador se torne um brinquedo.

    ResponderExcluir

adicionar comentário