Navegar à deriva é um pouco embaraçoso por alguns instantes,
mas o texto nos aponta caminhos dos textos que vão surgindo nas buscas
virtuais, restando-nos selecionarmos aqueles que mais se inserem no contexto
dos objetivos que pretendemos alcançar.
Podemos
interpretá-lo de diversas formas, no ponto de vista da informatização vendo
numa visão de Hipertexto, trata-se de um termo utilizado em fins eletrônico, de
uma vez que se entende que quando se lida com a internet utilizamos o
hipertexto ao navegarmos nas páginas da WEB.
“Os
hipertextos, seja online ou off-line são informações textuais combinadas com
imagens, sons, organizadas de forma a promover uma leitura (ou navegação) não
linear, baseada em indexações e associações de ideias e conceitos, sob a forma
de links”.
Dessa
forma, o mundo globalizado nos coloca diante dessa interatividade eletrônica,
onde o hipertexto atua em forma de texto disponibilizado pelas redes de
computadores, onde acessaremos aleatoriamente em qualquer computador e por
qualquer usuário, em qualquer lugar do mundo e ao mesmo tempo, qualquer texto desejado.
Então,
o “texto eletrônico em formato hipertextual e multimídia oferece um novo meio
de leitura e de escrita, em que o usuário pode interagir de maneira mais
dinâmica com à informação; escolher entre múltiplas trajetórias e esquemas
possíveis de leitura; experimentar o texto como parte de uma rede de conexões
navegáveis que oferecem acesso fácil e rápido a outra informação necessária
para a compreensão.”
Boa tarde, com o curso PROINFO INTEGRADO tenho a certeza de que estarei me atualizando e com certeza
ResponderExcluirutilizarei os hipertextos com mais facilidade .
Bom dia, Professora Imaculada.
ExcluirQue bom, professora. Estamos a disposição para te ajudar no que for necessário. Com hipertextos nós temos inúmeras formas de leitura em textos eletrônicos nos direcionando uma busca mais dinâmica da informação ao qual assunto queira pesquisar.
O termo "navegar a deriva" é muito sugestivo. Ele nos leva a avançar nas buscas quando estamos pesquisando. Na há WEB uma infinidade de informações encadeadas em que é possível ficar a deriva como podemos também aproveitar essa ferramenta e focar no que buscamos, observando as inúmeras possibilidades existentes nessa ferramenta tecnológica.
ResponderExcluirBom dia, professora Célia Fernandes.
ExcluirMuito bem refletido o texto, conseguiu perceber o que o autor do poema quis retratar dentro do assunto hipertexto e hipermídia, o texto nos traz também inúmeras interpretações. Pode-se navegar e pesquisar aleatoriamente ou então buscar o que se é necessário para atingir seus objetivos de pesquisa. Parabéns!
O processo de " navegar a deriva" nos proporciona maiores oportunidades de ampliarmos nossos conhecimentos de forma rápida e dinãmica. Nos permite visualizar diferentes conceitos , de diversos autores , sobre um mesmo assunto em um curto período de tempo. . dessa maneira , o processo ensino-aprendizagem , também é beneficiado , quando o professor se utilizar das mídias educacionais em sala de aula
ResponderExcluirBom dia, Professora Dasy.
ExcluirÉ importante pesquisar e ter propósito na busca quando se navega.
Navegar à deriva, como o próprio nome já diz, nos leva a vários caminhos. Na internet é comum navegarmos por sites que contam com hipertextos, hiperlinks e hipermídia. Esses recursos nos permitem aprofundar o conhecimento através páginas que nos levam a outras páginas.
ResponderExcluirBom dia, Regina Alves.
ExcluirOs textos em hipertextos nos dá essa sensação de satisfação, pois são textos coletivos que nos direciona para outros textos, paginas nos dando conhecimento amplo do que se está escrito no texto original. Como originação da palavra, história do autor que é citado no corpo do texto e outras coisas mais.
Caros Professores.
ResponderExcluirDevemos também perceber, que quando se navega aleatoriamente existe o risco de estarmos entrando em sites indesejados para que não ocorra precisamos ter mais precaução. Irei postar na biblioteca a cartilha navegar com segurança na internet para que se estiverem tempo podem visitar o blogger e fazer leitura do material.
Navegar na internet é aparentemente mágico, pois temos a nossa frente um mundo de informações. É incontestável a liberdade que temos quando navegamos à deriva, não há regras estabelecidas e sim, a multiplicidade de links que podemos acessar e que servem como apoio às nossas dificuldades. Porém navegar à deriva pode deixar a sensação de mundo desconhecido. Na realização das atividades os caminhos navegados são diferentes, desconhecidos, imprevistos e às vezes indesejados. É preciso ter prudência e conhecimento diante dos perigos expostos.
ResponderExcluirO professor que usa a tecnologia na escola além de somar as dificuldades encontradas na sala de aula tem que aliar as vertentes, ou seja, mostrar que domina o conteúdo, os recursos tecnológicos e praticidade, pois sem essas teorias é impossível desenvolver e resolver as questões dificultosas que apresenta no mundo de hoje, pois é preciso que o professor acompanhe e aprenda a elaborar atividades sob aquilo que para o aluno é interessante, pois só desta maneira conseguiremos trazer o aluno para uma aprendizagem mais rígida e valorosa, tanto para sua vida pessoal, tanto quanto para a profissional.
ResponderExcluirNós que já temos um pouco de conhecimento das ferramentas da Web, sabemos que navegar aleatóriamente, pederemos nos deparar com informaçãoes interessantes e desconhecidas que não estão nos nossos esquemas de pesquisa. Por outro lado, poderá também ocasionar o risco de encontrarmos informações que não são desejavés. A meu ver, navegar na internet com segurança, é necessário conhecer as ferramenta e saber manuseá-las.
ResponderExcluirMuito bom professor!
ExcluirÉ importante ter esses conhecimentos essa consciência. Deixei no blog cartilhas em relação a esse tema, você já fez a leitura deles?
COM UM POUCO DE HABILIDADE QUE JÁ TEMOS, SABEMOS DA INTERESSANTE NAVEGAÇÃO ALEATÓRIA.AO ABRIRMOS UMA PÁGINA TEMOS INÚMERAS POSSIBILIDADES DE NAVEGAR POR TEXTOS QUE NÃO ESTAVAM EM NOSSO PLANOS, AS VEZES ACABAMOS ATÉ POR SAIR DO NOSSO FOCO DIANTE DE TANTA COISA QUE NOS APARECE CHEGA A SER UMA VIAGEM SEM DESTINO PODENDO PARAR EM QUALQUER LUGAR E NOS DEPARAR COM QUALQUER COISA, UMA NAVEGAÇÃO A DERIVA É MUITO LEGAL.
ResponderExcluirNa navegar aleatoriamente é muito bom, pois na busca de algo podemos encontrar novos conhecimentos, com sua diversidade nos torna seres curiosos, onde ao acessar algo exploramos cada vez mais, indo além do desejado, criando maior aprendizado.
ResponderExcluirEsse tipo de navegação a deriva, são textos que vão surgindo nas buscas virtuais que nos aponta caminhos e objetivos que pretendemos alcançar. É uma maneira mais dinâmica de alcançar informações necessárias para a compreensão.
ResponderExcluirNo meu ponto de vista o termo NAVEGAR A DERIVA , não significa navegar aleatóriamente e sim, navegar nas buscas virtuais, selecionando os textos que vem de encontro com o contexto e os objetivos que pretendemos alcançar.
ResponderExcluirConcordo com a colega Aurilene Pereira. Navegar em busca de textos significativos para melhorar o nosso trabalho de educadores. Os objetivos devem ser claros para não tornar a prática da pesquisa um mero ato de navegar na internet.
ResponderExcluirÉ bom navegar aleatório, porque na busca por algo a gente pode encontrar novos conhecimentos, nos deparar com informações interessantes e desconhecidas. Porém é preciso conhecer um pouco a internet para saber usá-la.
ResponderExcluirDadas as possibilidades de pesquisas existente na WEB, há a possibilidade de ficar a deriva, pois quanto mais se encontra mais possibilidades existirá. Desta forma é necessário que haja por parte do pesquisador, foco, para selecionar o que considera importante para aquele momento de sua pesquisa. Os hipertexto são ferramentas importantes na ampliação dos assuntos abordados na WEB, cabendo aos internauta definir o que deseja ao realizar uma busca.
ResponderExcluirÉ mesmo colega, é necessário conhecer a ferramenta tecnológica e usá-la em nosso favor.
ResponderExcluirNavegar a deriva não quer dizer que devemos navegar por navegar e sim navegar no mundo virtual, pois o mesmo nos leva a vários caminhos, como no caso do hipertextos que sendo textos coletivos,nos permitem aprofundar nossos conhecimentos através de outros textos, outras páginas etc. Através da internet podemos entrar no mundo das informações, de novos conhecimentos e a liberdade que temos de pesquisar e navegar a deriva.
ResponderExcluir