Atividade 1 A sociedade da Aprendizagem e o desafio de converter informação em Conhecimento. É preciso investir no conhecimento e,seguramente na Aprendizagem. Cada vez mais estamos vivendo no âmbito de uma nova cultura da aprendizagem. É preciso conhecer e adaptarmos à ela. Como também é uma via indispensável para o desenvolvimento pessoal ,cultural e até mesmo econômico. As tecnologias da informação na escola, em nossa sociedade, já não é a primeira fonte de conhecimento para os alunos. muitos já tem acesso em casa e já trazem conhecimento que muitas vezes os professores desconhecem. O que a escola pode fazer é dar sentido à informação,proporcionando-lhes capacidades de aprendizagem que lhes permitam uma assimilação crítica da informação. Quem sou como Professor e Aprendiz? Como professora certa de que é preciso ter uma mudança de mentalidade, uma mudança nas concepções obre aprendizagem e o ensino para encarar essa nova cultura da aprendizagem. E como aprendiz: buscando informação,sentindo dificuldade, enfrentando os desafios.Vivemos em uma sociedade da informação que só se converte em uma verdadeira sociedade do conhecimento para alguns. Por isso é preciso buscar e acreditar..
Nos nossos dias atuais as exigências são mais precisas, o aprendizado requer renovação. e o que aprendemos deve ser transmitido de forma diferente para que o aluno interaja no grupo e em sociedade. O que devo aprender? Pra que aprender? E para que aprender?
Olá professora Lourdes, Muito pertinente sua colocação! Realmente hoje, mas do que nunca, precisamos ter ciência que simplesmente a informação não é suficiente para uma transformação cognitiva em nossos alunos, é preciso transformá-la em conhecimento, ou seja, cabe ao professor rever, sempre que necessário, sua postura em benefício do aprendizado do aluno.
Atividade2 Educação e Tecnologia A tecnologia vem se expandindo e que há dificuldade para muitos à terem acesso a esses conhecimentos no sentido mais amplo. A aprendizagem acontece a partir da necessidade de adquirir o conhecimento. De que fonte vem as informações para as pessoas? Da escola, da televisão. A tecnologia vem se expandindo e o mercado profissional aumenta a necessidade de profissionais qualificados. É necessário aprender para encarar essa nova cultura da aprendizagem.
O vídeo sobre a educação e tecnologia nos leva a refletir do grande avanço das novas tecnologias na história da humanidade. Até um certo tempo a necessidade do ser humano era de máquinas e as de hoje é por conhecimento. Com o aumento das tecnologias nós seres racionais somos bombardeados de informações. Isso facilita o espaço do conhecimento e a produção do saber. Que nos leva a correr em busca do conhecimento. De onde vem a informação das pessoas:da escola, televisão, teatro, rádio, livros etc. As empresas investem na formação dos seus funcionários com o uso das novas tecnologias que levam a diversos cursos como : windows, internet etc... A escola está trazendo consigo um novo modelo de educação com a grande missão de educar transmitir saberes e valores . Ela precisa não só mudar o seu currículo escolar como a sua metodologia preparando os nossos alunos não só para o mercado de trabalho como para enfrentar os desafios da vida.
Oi, Rosangela! É este novo modelo que requer de nós educadores um olhar mais dinâmico e aplicado e esta é a missão do mediador levar o aluno para enfrentar os desafios da vida no seu cotidiano, boa reflexão.
O vídeo mostra a realidade em que vivemos, as tecnologias cada vez mais presentes, e muito é exigido do professor que faça uso das mesmas.Muitas vezes por falta de preparo e ate medo que não de certo nos acomodamos. Não podemos negar que as tecnologias ajudam bastante em vários setores como também na educação, porém precisamos nos preparar para trabalhar com elas, pois diferente de nossos jovens, não nascemos vendo as tecnologias e portanto temos mais dificuldades em manuseá-las.
Realmente existe essa dificuldade, mas se nós observarmos bem, nós já praticamos toda essa tecnologia quando: Vemos uma tv, que nos traz noticias de muitos distante e instantâneas, quando manuseamos os nossos celulares, computadores. Enfim o papel do professor é usar essas ferramentas em seu favor, trabalhar em sala com o aluno. A internet nos favorece nas buscar de pesquisas, e ainda o professor deve usar blogs para interagir com o aluno, lá ele poderia expor suas dúvidas da aula, colocar textos etc,
As palavras do Professor Ladislau Dowbor nos remete a uma reflexão sobre o rumo em que a escola tomará frente a demanda de informações e conhecimentos, que se ampliam com muita rapidez, a cada momento histórico, e numa extensão espacial sem fronteiras, transformando-se num desafio eminente para a organização e execução do currículo escolar. Em toda área do conhecimento consiste uma ou muitas áreas correlacionadas. Exemplificando, seria mais ou menos como uma pasta de arquivo de um computador, que contenha subpastas relacionadas, na perspectiva de melhor guardar conhecimentos. Assim como podemos selecionar as informações produtivas, também podemos descartar aquelas improdutivas ou desnecessárias (lixeiras). Diante disso, é preciso repensar a escola. Torná-la articuladora do conhecimento e selecionadora dos saberes significativos.
Atividade 1 O que chamou mais a atenção no texto: A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento.
Eu destacaria a necessidade de se desenvolver as competências cognitivas dos leitores frente às demandas de informatizações difusas e desorganizadas trazidas do espaço social do aluno na transformação de novos espaços instrucionais, nos quais terão que adaptar-se ao aprendizado e ao gerenciamento das inúmeras informações recebidas, a partir de uma pretensão que envolverá uma melhor seleção de conhecimentos pertinentes a formação desse aluno, como prevê a proposta curricular educacional. A escola, como agente ou fonte da formação pessoal do aluno, oportuniza descentralizar a aprendizagem dos alunos, quando permite a flexibilidade e o acesso ao conhecimento através das TIC, por exemplo, facilitando a articulação do currículo escolar e planejando estratégias com pretensões objetivas de fazer com que esse aluno, não só detenha o conhecimento, mas e, sobretudo, favoreça um aprofundamento na criticidade, na interpretação e na compreensão daquilo que lhe é incutido. Isso é aprender de maneiras diversas, mas com capacidades de gerir tal aprendizado.
Quem sou como professor aprendiz?
Vejo-me como profissional que busca incessantemente aprender a lidar com a aprendizagem do meu aluno frente ao novo tempo ou a nova era da informatização, numa sociedade impregnada por tanta informação e conhecimento. Ao chegar à escola, o aluno traz consigo uma carga de informação adquirida de todas as formas possíveis através da tecnologia. São tantas informações que, o que a escola lhe oferece restritamente, entre as paredes de sala de aula, quase não surte muito interesse ou não o atrai como deveria. Daí a necessidade do profissional da educação, repensar sua metodologia, beneficiando-se das TIC, para melhor articular essas informações recebidas, selecionar esses saberes e promover assim, a aprendizagem social sistemática. Sabe-se, no entanto, da dificuldade de transformar o ensino institucional, ainda muito centralizado às escolas, numa postura cultural mais flexível e compartilhada do conhecimento através de metodologias inovadoras, mas aos poucos, e com a inclusão digital, como suporte metodológico na forma de ensinar e aprender, essa mudança já vem se manifestando e tende a se ampliar mais ainda, à medida que todos os envolvidos no sistema educacional também se apropriem das competências na articulação dos saberes.
Atividade 4 O professor hoje precisa se conscientizar do seu papel de educador e procurar inovar sua prática pedagógica, estamos vivendo em um presente em que todos os dias surgem novos conhecimentos, portanto temos que acompanhar o ritmo da tecnologia, se não ficaremos para trás, e os alunos desde os mais novos estão tendo oportunidade de conhecer o mesmo. Precisamos nos apropriar de tudo isso para ensinar e aprender o que é necessário na escola, o computador auxilia e estimula o cognitivo, desta forma será alcançada uma aprendizagem satisfatória.
Atividade 2 Vídeo" EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA" Segundo o entrevistado as empresas estão requalificando, abrindo espaço para tectonologia e a escola é articuladora desses recursos, para que crianças , jovens aprendam a ter acesso a informação, como organizar, pesquisar, exercitar a memória, ter acesso de maneira flexível a interagir entre trabalho e educação, enfim fala de uma reorganização no currículo para que os saberes tornem significativos.
O vídeo mostra a realidade em que vivemos, as tecnologias cada vez mais presentes, e muito é exigido do professor que faça uso das mesmas. Porém por falta de preparo e até medo que não dê certo nos acomodamos não usamos de forma correta.
Mirleide, penso que não seja exigido ao professor o uso das tecnologias, mas, uma condição necessária na atualidade à profissão escolhida. Quanto ao medo, vejo como necessário para se ter prudência, porém não como um ponto de chegada que leve ao comodismo.
Hoje temos muito mais necessidade de conhecimento ao que envolve algo de tecnologia.Os professores necessitam de ampliar os seus conhecimentos dentro desse contexto para poder transmiti-lo à seus alunos.É necessário a disponibilização ao acesso a tecnologia para a interação entre trabalho e educação,à todos os indivíduos da sociedade.
É preciso cada vez mais nós professores estarmos atualizados com os avanços tecnológicos e saber lidar de forma criativa no nosso contexto escolar. Assim, entende-se que saber como lidar com estas informações e transformá-las em conhecimento, estimular o capital intelectual, compartilhá-lo, tornou-se a tarefa mais importante para as pessoas, ou seja, deve-se promover a gestão do conhecimento. Cabe ao professor ser criativo para pensar, planejar e propor atividades que envolvam os alunos, que os instigue para a pesquisa e aprofundamento. As TICs podem contribuir com o professor neste seu caminho criativo de buscar maneiras mais atrativas de trabalhar com seus alunos. Mas as TICs não são a solução de todos os problemas do professor, pelo contrário, se utilizadas sem um planejamento adequado, tornam-se instrumentos para a repetição de modelos tradicionais.
Verônica é isso mesmo. É preciso que os professores estejam atualizados e sejam também dinâmicos com essa atualização, uma vez que precisa-se fazer um link entre o que os estudantes vivenciam na sociedade e o que escola ensina. Como você afirma as TICs podem sim ajudar o professor nessa ação de ligar o ensino educacional com a vivencia em sociedade.
As tecnologias têm avançado em todas as áreas do conhecimento. Desta forma a escola como instituição que gerencia conhecimento deve está atenta a essas novas tecnologias. Se ela apenas transmite conhecimentos prontos e acabados não estará cumprindo sua missão. Assim, os professores devem acompanhar a evolução no desenvolvimento atual, organizando o conhecimento de forma que seja possível ao estudante fazer um link real entre o que a escola ensina e o que será vivenciado fora dela, para que não aconteça um choque quando esses chegarem a participarem ativamente do trabalho na sociedade em que está inserido.
No vídeo vemos relatos que enfatizam a realidade do uso das tecnologias no cotidiano, pois é de acesso a todos da sociedade. Mas nós que vivemos a realidade nas escolas, usamos a favor da informação, da aquisição do conhecimento e da pesquisa, precisamos estarmos ser conscientes que a tecnologia apesar de ser essencial à educação. Sem deixar de perceber e refletir que as tecnologias, sozinhas, não educam ninguém. A escola representa na sociedade moderna o espaço de formação não apenas das gerações jovens, mas de todas as pessoas.
As tecnologias estão fazendo parte cada vez mais da vida das pessoas e, principalmente dos estudantes. Curtir, compartilhar, dividir arquivos e discutir abertamente sobre qualquer assunto é uma realidade que os alunos já participam, e é necessário que os educadores conheçam esse cenário e saibam utilizar tais recursos a favor da educação.
Muito se fala sobre o uso das TIC na educação, grande é o movimento das empresas de tecnologia no sentido de inovar e oferecer mais produtos, cada vez mais escolas e professores se apropriam da tecnologia para realizar projetos pedagógicos inovadores. Mas como colocar em prática o uso destas ferramentas de forma eficiente para a educação , é o grande desafio para nós professores que temos que encarrar essas ferramentas inovadoras e inseri as mesmas em nossa metodologia e muitas vezes o medo de fracassar é maior que o desejo de aprender a utilizá-las. Porém participar do Proinfo e de outros cursos nos abre vários caminhos para desvendar os mistérios das tecnologias.
As tecnologias estão fazendo parte cada vez mais da vida das pessoas e, principalmente dos estudantes. Curtir, compartilhar, dividir arquivos e discutir abertamente sobre qualquer assunto é uma realidade que os alunos já participam, e é necessário que os educadores conheçam esse cenário e saibam utilizar tais recursos a favor da educação.
Muito se fala sobre o uso das TIC na educação, grande é o movimento das empresas de tecnologia no sentido de inovar e oferecer mais produtos, cada vez mais escolas e professores se apropriam da tecnologia para realizar projetos pedagógicos inovadores. Mas como colocar em prática o uso destas ferramentas de forma eficiente para a educação , é o grande desafio para nós professores que temos que encarrar essas ferramentas inovadoras e inseri as mesmas em nossa metodologia e muitas vezes o medo de fracassar é maior que o desejo de aprender a utilizá-las.
As tecnologias estão fazendo parte cada vez mais da vida das pessoas e, principalmente dos estudantes. Curtir, compartilhar, dividir arquivos e discutir abertamente sobre qualquer assunto é uma realidade que os alunos já participam, e é necessário que os educadores conheçam esse cenário e saibam utilizar tais recursos a favor da educação.
Muito se fala sobre o uso das TIC na educação, grande é o movimento das empresas de tecnologia no sentido de inovar e oferecer mais produtos, cada vez mais escolas e professores se apropriam da tecnologia para realizar projetos pedagógicos inovadores. Mas como colocar em prática o uso destas ferramentas de forma eficiente para a educação , é o grande desafio para nós professores que temos que encarrar essas ferramentas inovadoras e inseri as mesmas em nossa metodologia e muitas vezes o medo de fracassar é maior que o desejo de aprender a utilizá-las.
O vídeo"Educação e Tecnologia" ,mostra claramente a necessidade de cada vez mais, inserirmos no nosso cotidiano profissional e pessoal as ferramentas tecnológicas. A tecnologia precisa ser trabalhada de forma que disponibilize conhecimentos necessários ao indivíduo como um todo.
Não dá mais para falar de educação sem falarmos de conhecimentos vinculados a tecnologia. Embora saibamos disso, ainda nos deparamos infelizmente com pouca estrutura em algumas escolas para atender de fato e de direito, a essa realidade, cada dia mais presente. Apesar de tudo isso, devemos inserir de uma vez por todas em nossa prática em sala de aula os recursos tecnológicos.Não podemos e nem devemos privar os nossos alunos desse "novo" que nos é apresentado.
Atividade 1
ResponderExcluirA sociedade da Aprendizagem e o desafio de converter informação em Conhecimento.
É preciso investir no conhecimento e,seguramente na Aprendizagem.
Cada vez mais estamos vivendo no âmbito de uma nova cultura da aprendizagem. É preciso conhecer e adaptarmos à ela. Como também é uma via indispensável para o desenvolvimento pessoal ,cultural e até mesmo econômico.
As tecnologias da informação na escola, em nossa sociedade, já não é a primeira fonte de conhecimento para os alunos. muitos já tem acesso em casa e já trazem conhecimento que muitas vezes os professores desconhecem. O que a escola pode fazer é dar sentido à informação,proporcionando-lhes capacidades de aprendizagem que lhes permitam uma assimilação crítica da informação.
Quem sou como Professor e Aprendiz?
Como professora certa de que é preciso ter uma mudança de mentalidade, uma mudança nas concepções obre aprendizagem e o ensino para encarar essa nova cultura da aprendizagem.
E como aprendiz: buscando informação,sentindo dificuldade, enfrentando os desafios.Vivemos em uma sociedade da informação que só se converte em uma verdadeira sociedade do conhecimento para alguns. Por isso é preciso buscar e acreditar..
Boa noite, professora!
ExcluirNos nossos dias atuais as exigências são mais precisas, o aprendizado requer renovação. e o que aprendemos deve ser transmitido de forma diferente para que o aluno interaja no grupo e em sociedade. O que devo aprender? Pra que aprender? E para que aprender?
Olá professora Lourdes,
ExcluirMuito pertinente sua colocação! Realmente hoje, mas do que nunca, precisamos ter ciência que simplesmente a informação não é suficiente para uma transformação cognitiva em nossos alunos, é preciso transformá-la em conhecimento, ou seja, cabe ao professor rever, sempre que necessário, sua postura em benefício do aprendizado do aluno.
Atividade2
ResponderExcluirEducação e Tecnologia
A tecnologia vem se expandindo e que há dificuldade para muitos à terem acesso a esses conhecimentos no sentido mais amplo.
A aprendizagem acontece a partir da necessidade de adquirir o conhecimento.
De que fonte vem as informações para as pessoas?
Da escola, da televisão.
A tecnologia vem se expandindo e o mercado profissional aumenta a necessidade de profissionais qualificados.
É necessário aprender para encarar essa nova cultura da aprendizagem.
Oi, professora!
ExcluirA exigência existe, e nós estamos nesse palco com a ânsia e o desejo de aprender.
abraços!
O vídeo sobre a educação e tecnologia nos leva a refletir do grande avanço das novas tecnologias na história da humanidade.
ResponderExcluirAté um certo tempo a necessidade do ser humano era de máquinas e as de hoje é por conhecimento.
Com o aumento das tecnologias nós seres racionais somos bombardeados de informações.
Isso facilita o espaço do conhecimento e a produção do saber. Que nos leva a correr em busca do conhecimento.
De onde vem a informação das pessoas:da escola, televisão, teatro, rádio, livros etc.
As empresas investem na formação dos seus funcionários com o uso das novas tecnologias que levam a diversos cursos como : windows, internet etc...
A escola está trazendo consigo um novo modelo de educação com a grande missão de educar transmitir saberes e valores . Ela precisa não só mudar o seu currículo escolar como a sua metodologia preparando os nossos alunos não só para o mercado de trabalho como para enfrentar os desafios da vida.
Oi, Rosangela!
ExcluirÉ este novo modelo que requer de nós educadores um olhar mais dinâmico e aplicado e esta é a missão do mediador levar o aluno para enfrentar os desafios da vida no seu cotidiano, boa reflexão.
O vídeo mostra a realidade em que vivemos, as tecnologias cada vez mais presentes, e muito é exigido do professor que faça uso das mesmas.Muitas vezes por falta de preparo e ate medo que não de certo nos acomodamos. Não podemos negar que as tecnologias ajudam bastante em vários setores como também na educação, porém precisamos nos preparar para trabalhar com elas, pois diferente de nossos jovens, não nascemos vendo as tecnologias e portanto temos mais dificuldades em manuseá-las.
ResponderExcluirRealmente existe essa dificuldade, mas se nós observarmos bem, nós já praticamos toda essa tecnologia quando: Vemos uma tv, que nos traz noticias de muitos distante e instantâneas, quando manuseamos os nossos celulares, computadores. Enfim o papel do professor é usar essas ferramentas em seu favor, trabalhar em sala com o aluno. A internet nos favorece nas buscar de pesquisas, e ainda o professor deve usar blogs para interagir com o aluno, lá ele poderia expor suas dúvidas da aula, colocar textos etc,
ResponderExcluirAs palavras do Professor Ladislau Dowbor nos remete a uma reflexão sobre o rumo em que a escola tomará frente a demanda de informações e conhecimentos, que se ampliam com muita rapidez, a cada momento histórico, e numa extensão espacial sem fronteiras, transformando-se num desafio eminente para a organização e execução do currículo escolar. Em toda área do conhecimento consiste uma ou muitas áreas correlacionadas. Exemplificando, seria mais ou menos como uma pasta de arquivo de um computador, que contenha subpastas relacionadas, na perspectiva de melhor guardar conhecimentos. Assim como podemos selecionar as informações produtivas, também podemos descartar aquelas improdutivas ou desnecessárias (lixeiras). Diante disso, é preciso repensar a escola. Torná-la articuladora do conhecimento e selecionadora dos saberes significativos.
ResponderExcluirAtividade 1
ResponderExcluirO que chamou mais a atenção no texto: A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento.
Eu destacaria a necessidade de se desenvolver as competências cognitivas dos leitores frente às demandas de informatizações difusas e desorganizadas trazidas do espaço social do aluno na transformação de novos espaços instrucionais, nos quais terão que adaptar-se ao aprendizado e ao gerenciamento das inúmeras informações recebidas, a partir de uma pretensão que envolverá uma melhor seleção de conhecimentos pertinentes a formação desse aluno, como prevê a proposta curricular educacional.
A escola, como agente ou fonte da formação pessoal do aluno, oportuniza descentralizar a aprendizagem dos alunos, quando permite a flexibilidade e o acesso ao conhecimento através das TIC, por exemplo, facilitando a articulação do currículo escolar e planejando estratégias com pretensões objetivas de fazer com que esse aluno, não só detenha o conhecimento, mas e, sobretudo, favoreça um aprofundamento na criticidade, na interpretação e na compreensão daquilo que lhe é incutido. Isso é aprender de maneiras diversas, mas com capacidades de gerir tal aprendizado.
Quem sou como professor aprendiz?
Vejo-me como profissional que busca incessantemente aprender a lidar com a aprendizagem do meu aluno frente ao novo tempo ou a nova era da informatização, numa sociedade impregnada por tanta informação e conhecimento.
Ao chegar à escola, o aluno traz consigo uma carga de informação adquirida de todas as formas possíveis através da tecnologia. São tantas informações que, o que a escola lhe oferece restritamente, entre as paredes de sala de aula, quase não surte muito interesse ou não o atrai como deveria. Daí a necessidade do profissional da educação, repensar sua metodologia, beneficiando-se das TIC, para melhor articular essas informações recebidas, selecionar esses saberes e promover assim, a aprendizagem social sistemática.
Sabe-se, no entanto, da dificuldade de transformar o ensino institucional, ainda muito centralizado às escolas, numa postura cultural mais flexível e compartilhada do conhecimento através de metodologias inovadoras, mas aos poucos, e com a inclusão digital, como suporte metodológico na forma de ensinar e aprender, essa mudança já vem se manifestando e tende a se ampliar mais ainda, à medida que todos os envolvidos no sistema educacional também se apropriem das competências na articulação dos saberes.
Atividade 4
ResponderExcluirO professor hoje precisa se conscientizar do seu papel de educador e procurar inovar sua prática pedagógica, estamos vivendo em um presente em que todos os dias surgem novos conhecimentos, portanto temos que acompanhar o ritmo da tecnologia, se não ficaremos para trás, e os alunos desde os mais novos estão tendo oportunidade de conhecer o mesmo. Precisamos nos apropriar de tudo isso para ensinar e aprender o que é necessário na escola, o computador auxilia e estimula o cognitivo, desta forma será alcançada uma aprendizagem satisfatória.
Atividade 2
ResponderExcluirVídeo" EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA"
Segundo o entrevistado as empresas estão requalificando, abrindo espaço para tectonologia e a escola é articuladora desses recursos, para que crianças , jovens aprendam a ter acesso a informação, como organizar, pesquisar, exercitar a memória, ter acesso de maneira flexível a interagir entre trabalho e educação, enfim fala de uma reorganização no currículo para que os saberes tornem significativos.
O vídeo mostra a realidade em que vivemos, as tecnologias cada vez mais presentes, e muito é exigido do professor que faça uso das mesmas. Porém por falta de preparo e até medo que não dê certo nos acomodamos não usamos de forma correta.
ResponderExcluirMirleide, penso que não seja exigido ao professor o uso das tecnologias, mas, uma condição necessária na atualidade à profissão escolhida. Quanto ao medo, vejo como necessário para se ter prudência, porém não como um ponto de chegada que leve ao comodismo.
ExcluirHoje temos muito mais necessidade de conhecimento ao que envolve algo de tecnologia.Os professores necessitam de ampliar os seus conhecimentos dentro desse contexto para poder transmiti-lo à seus alunos.É necessário a disponibilização ao acesso a tecnologia para a interação entre trabalho e educação,à todos os indivíduos da sociedade.
ResponderExcluirÉ preciso cada vez mais nós professores estarmos atualizados com os avanços tecnológicos e saber lidar de forma criativa no nosso contexto escolar.
ResponderExcluirAssim, entende-se que saber como lidar com estas informações e transformá-las em conhecimento, estimular o capital intelectual, compartilhá-lo, tornou-se a tarefa mais importante para as pessoas, ou seja, deve-se promover a gestão do conhecimento.
Cabe ao professor ser criativo para pensar, planejar e propor atividades que envolvam os alunos, que os instigue para a pesquisa e aprofundamento.
As TICs podem contribuir com o professor neste seu caminho criativo de buscar maneiras mais atrativas de trabalhar com seus alunos. Mas as TICs não são a solução de todos os problemas do professor, pelo contrário, se utilizadas sem um planejamento adequado, tornam-se instrumentos para a repetição de modelos tradicionais.
Verônica é isso mesmo. É preciso que os professores estejam atualizados e sejam também dinâmicos com essa atualização, uma vez que precisa-se fazer um link entre o que os estudantes vivenciam na sociedade e o que escola ensina. Como você afirma as TICs podem sim ajudar o professor nessa ação de ligar o ensino educacional com a vivencia em sociedade.
ExcluirAs tecnologias têm avançado em todas as áreas do conhecimento. Desta forma a escola como instituição que gerencia conhecimento deve está atenta a essas novas tecnologias. Se ela apenas transmite conhecimentos prontos e acabados não estará cumprindo sua missão. Assim, os professores devem acompanhar a evolução no desenvolvimento atual, organizando o conhecimento de forma que seja possível ao estudante fazer um link real entre o que a escola ensina e o que será vivenciado fora dela, para que não aconteça um choque quando esses chegarem a participarem ativamente do trabalho na sociedade em que está inserido.
ResponderExcluirAtividade 2 - "Vídeo: Educação e tecnologia"
ResponderExcluirNo vídeo vemos relatos que enfatizam a realidade do uso das tecnologias no cotidiano, pois é de acesso a todos da sociedade. Mas nós que vivemos a realidade nas escolas, usamos a favor da informação, da aquisição do conhecimento e da pesquisa, precisamos estarmos ser conscientes que a tecnologia apesar de ser essencial à educação. Sem deixar de perceber e refletir que as tecnologias, sozinhas, não educam ninguém.
A escola representa na sociedade moderna o espaço de formação não apenas das gerações jovens, mas de todas as pessoas.
As tecnologias estão fazendo parte cada vez mais da vida das pessoas e, principalmente dos estudantes. Curtir, compartilhar, dividir arquivos e discutir abertamente sobre qualquer assunto é uma realidade que os alunos já participam, e é necessário que os educadores conheçam esse cenário e saibam utilizar tais recursos a favor da educação.
ResponderExcluirMuito se fala sobre o uso das TIC na educação, grande é o movimento das empresas de tecnologia no sentido de inovar e oferecer mais produtos, cada vez mais escolas e professores se apropriam da tecnologia para realizar projetos pedagógicos inovadores. Mas como colocar em prática o uso destas ferramentas de forma eficiente para a educação , é o grande desafio para nós professores que temos que encarrar essas ferramentas inovadoras e inseri as mesmas em nossa metodologia e muitas vezes o medo de fracassar é maior que o desejo de aprender a utilizá-las. Porém participar do Proinfo e de outros cursos nos abre vários caminhos para desvendar os mistérios das tecnologias.
Atividade 2- Educação e tecnologia ,Vídeo.
ResponderExcluirAs tecnologias estão fazendo parte cada vez mais da vida das pessoas e, principalmente dos estudantes. Curtir, compartilhar, dividir arquivos e discutir abertamente sobre qualquer assunto é uma realidade que os alunos já participam, e é necessário que os educadores conheçam esse cenário e saibam utilizar tais recursos a favor da educação.
Muito se fala sobre o uso das TIC na educação, grande é o movimento das empresas de tecnologia no sentido de inovar e oferecer mais produtos, cada vez mais escolas e professores se apropriam da tecnologia para realizar projetos pedagógicos inovadores. Mas como colocar em prática o uso destas ferramentas de forma eficiente para a educação , é o grande desafio para nós professores que temos que encarrar essas ferramentas inovadoras e inseri as mesmas em nossa metodologia e muitas vezes o medo de fracassar é maior que o desejo de aprender a utilizá-las.
Atividade 2- Educação e tecnologia ,Vídeo.
ResponderExcluirAs tecnologias estão fazendo parte cada vez mais da vida das pessoas e, principalmente dos estudantes. Curtir, compartilhar, dividir arquivos e discutir abertamente sobre qualquer assunto é uma realidade que os alunos já participam, e é necessário que os educadores conheçam esse cenário e saibam utilizar tais recursos a favor da educação.
Muito se fala sobre o uso das TIC na educação, grande é o movimento das empresas de tecnologia no sentido de inovar e oferecer mais produtos, cada vez mais escolas e professores se apropriam da tecnologia para realizar projetos pedagógicos inovadores. Mas como colocar em prática o uso destas ferramentas de forma eficiente para a educação , é o grande desafio para nós professores que temos que encarrar essas ferramentas inovadoras e inseri as mesmas em nossa metodologia e muitas vezes o medo de fracassar é maior que o desejo de aprender a utilizá-las.
O vídeo"Educação e Tecnologia" ,mostra claramente a necessidade de cada vez mais, inserirmos no nosso cotidiano profissional e pessoal as ferramentas tecnológicas. A tecnologia precisa ser trabalhada de forma que disponibilize conhecimentos necessários ao indivíduo como um todo.
ResponderExcluirNão dá mais para falar de educação sem falarmos de conhecimentos vinculados a tecnologia. Embora saibamos disso, ainda nos deparamos infelizmente com pouca estrutura em algumas escolas para atender de fato e de direito, a essa realidade, cada dia mais presente. Apesar de tudo isso, devemos inserir de uma vez por todas em nossa prática em sala de aula os recursos tecnológicos.Não podemos e nem devemos privar os nossos alunos desse "novo" que nos é apresentado.
ResponderExcluir