Marcadores

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Atividade3

Caro cursista,

Faça um levantamento das tecnologias existentes na sua escola e o modo como são utilizados.


23 comentários:

  1. A Educação vem acontecendo de forma tecnológica na vida dos educadores e educandos.A escola tem como ferramenta tecnológica para suporte nas aulas práticas o uso do CDs com histórias infantis, músicas dos projetos que já está sendo substituído por pendrive.DVDs com temas diversificados de acordo com o conteúdo estudado,músicas,etc.Data show muito usado com textos,mensagens,slides etc.Computadores para pesquisas,projeto Luz do Saber desenvolvendo a leitura com o uso da tecnologia.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem professora, vejo que seu grupo utiliza de todos os recursos de multimídias, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Minha escola possui notebook, computador e internet que auxilia os professores e alunos em suas pesquisas e planejamento de aulas.Temos também datashow que e bastante usado para visualização de slides, filmes que são trabalhados com os alunos, apresentações em culminâncias de projetos e reuniões. Impressora que auxilia na elaboração de atividades diferenciadas para os alunos, micro system e câmera digital para registrar atividades interessantes e eventos da escola.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!
    É interessante a utilização desses recursos como forma de auxilio dessas ferramentas em suas aulas, tornando-as mais atraentes e prazerosas. Muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Na minha escola tem várias ferramentas tecnológicas que melhoram significativamente as aulas dos professores, encontro pedagógico, reuniões e cominancia de projetos. Micro system, CDs, DVDs, câmara digital, impressora,pendrive. computador e notebook. Todos usam essas ferramentas em pesquisas no intuito de se aprofundarem nos estudo dos conteudos e melhorarem suas aulas.Na escola em que trabalho essas ferramentas são usada diariamente, tornando assim um ambiente inovador e atraente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Professora Aurineide.

      É importante o uso destas ferramentas tecnológicas no cotidiano escolar.

      Excluir
  6. As escolas hoje estão muito bem equipadas, contando com inúmeros equipamentos tais como: computadores, data show, tv's, notebook e etc. Onde é possível a realização do seu uso de forma possitiva, visando o sucesso do aluno na aprendizagem escolar. Com certeza só depende da forma como o educador planeja e utiliza a tecnologia disponível para a otimização do tempo a favor da contrução do conhecimento na sala de aula.
    Esse uso com certeza visa a aquisição de novos conhecimentos por meio não só de aula expositiva, mas também com o uso da tecnologia a favor da aprendizagem e enriquecimento do trabalho pedagógico.

    ResponderExcluir
  7. Ha bastante disponibilidade de meios tecnologicos na escola, onde fornecem novas maneiras de aprendizado, basta o desejo e busca por um apredizado diferenciado para sua realização, no qual são poucas as escolas que não comtepla essa utilização da tecnologia como por exemplo uso da internet, por conta do dificil acesso, no entanto utiliza outras formas tecnologicas para realização da aquisição do conhecimento.

    ResponderExcluir
  8. A escola, que trabalho é bem equipada com equipamentos de tecnologias digitais. Possue TVs, dvd, computadores, impressora, notbooks, data show, câmeras e filmadora. O uso que se faz desses equipamentos depende de planejamento dos professores. Sabemos, portanto, que são recursos indispensáveis para execução de um bom trabalho nos dias atuais.

    ResponderExcluir
  9. A Escola Luís Dias Damasceno é bem equipada tecnologicamente. Possui todos os equipamentos citados pelo professor Edvardo. Diariamente os professores planejam suas aulas ,utilizando alguns destes equipamentos. O bom disso tudo é perceber que as crianças e adolescentes também já realizam com mais frequencia as pesquisas de apoio dos conteúdos ministrados em sala e preparam slids,vídeos e outros trabalhos belíssimos usando a internet e os recursos disponíveis.

    ResponderExcluir
  10. Felizmente, não são poucos os recursos tecnológicos encontrados nas escolas hoje em dia. No entanto, em alguns casos, observa-se o não aproveitamento adequado de tais recursos. Os motivos vão desde o despreparo do professor que ainda exerce suas atividades no ensino tradicional, ao que por receio em descobrir o novo, mantém-se limitado em suas estratégias pedagógicas. A boa notícia é que esse quadro, mesmo a passos lentos, vem mudando seu formato à medida em que cursos e treinamentos são ofertados por inúmeros projetos, como por exemplo esse do e-Proinfo, que tem ajudado muito professores a capacitar-se para seus melhoramentos. O CEI Francisca Arruda de Pontes, dispõe de recursos como TVs, DVDs, câmeras, datashow, notebooks, computadores de mesa, caixa de som amplificada, microfones, etc, que são usados rotineiramente pelas professoras e coordenação da escola.

    ResponderExcluir

  11. É na escola que trabalho tem vários equipamentos tecnológicos como computadores, data show e outros mais. Esses equipamentos servem para tantos os professores pesquisarem coisas novas, estudarem, e assim ampliar seus conhecimentos e dessa maneira planejar melhor suas aulas com o objetivo de melhor aprendizagem dos seus alunos. E para os alunos servem também para pesquisarem na busca de novos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  12. Atividade 3
    As escolas hoje estão quase todas equipadas com recursos tecnológicos e algumas com internet, nelas tem computadores, data show, TV, notebook, micro system, os mesmos favorecem ao aluno uma aula prazerosa, onde acontece o enriquecimento da aprendizagem dos alunos, fazendo uma diferenciação na prática pedagógica.

    ResponderExcluir
  13. A escola tem como ferramenta tecnológica para suporte nas aulas práticas o uso dos Cds com histórias infantis, DVDs com temas diversificados de acordo com o conteúdo estudado, músicas, etc. Datashow e notebook muito usado com texto, mensagem, slides, etc. Computadores para pesquisas, projeto luz do saber desenvolvendo a leitura. Impressora que auxilia na elaboração de atividades diferenciadas para os alunos, câmera digital e filmadora para registrar os eventos interessantes da escola.

    ResponderExcluir
  14. A escola em que trabalho( Dep. Antônio Jacó), possui uma boa quantidade de recursos tecnológicos . Dispomos de um excelente laboratório de infórmática, além de TVs, cãmeras digitais, entre outros. Todos os recursos são acessíveis para professores e alunos. Vários desses recursos , são utilizados diariamente em sala de aula, como ferramenta de apoio pedagógico. É o que ocorre , por exemplo, com o datashow, que com frequência é utilizado como auxílio na exposição de conteúdos diversos e na exibição de vídeos , de acordo com a necessidade de cada professor. Reconhece-se que ainda é necessário um amadurecimento neste campo , mas já estamos trilhando esse caminho e obtendo sucesso

    ResponderExcluir
  15. Atualmente as escolas são muito bem equipadas com aparelhos tecnológicos:Tvs,data show,computadores,filmadoras notebook...Os professores se programam de maneira a utilizá-los nas mais diversas como:fonte de pesquisa,...emfim,rotineiramente surgem oportunidades para se fazer uso desses equipamentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, professora Imaculada. As escolas estão muito bem equipadas. Cada vez que surge a necessidade de usá-las é necessário um planejamento eficiente e eficaz para que de fato aconteça a aprendizagem dos alunos.

      Excluir
  16. Nootbooks, data show, câmeras,Tvs, são recursos já presentes em nossas escolas. Mas paralelo a tudo isso, precisa-se de profissionais voltados para esse "novo". Pessoas que agreguem na sua prática docente, esses recursos tão necessários para uma melhor aprendizagem por parte dos nossos alunos.

    ResponderExcluir
  17. Em nosso município todas as escolas já possuem em seu acervo as TICs que são de grande importância para a nossa prática pedagógica fazendo com que o processo de construção da aprendizagem saia da rotina e passe a trabalhar com ferramentas que os educandos se envolvam , pois , demonstram habilidades e interesse maior quando utilizamos as TICs atuais.

    ResponderExcluir
  18. Todas as escolas do município de Redenção hoje têm equipamentos tecnológicos que auxiliam ao núcleo gestores, professores e demais funcionários no fazer pedagógico. Muito se tem feito para ampliar esses equipamentos.
    Os Governos Federal, Estadual e Municipal tem investido bastante para tal. Dentre estes equipamentos temos: livros, cadernos, lápis, caneta, data show, câmera fotográfica, celular, impressoras, computadores, Internet etc.
    Enquanto professora, utilizo em minhas aulas, vários desses equipamentos. Sendo que antes planejo para utilizar cada um desses de forma intencional e assim atingir meus objetivos.

    ResponderExcluir
  19. Computadores, retroprojetores,câmeras,microfones, aparelho de som, tv, caixa amplificada, aparelho p dvd e outros. A maioria desses equipamentos são usados em momentos festivos da escola ou em momento de socialização de atividades realizadas através de projetos e outras ações pedagógicas. Parte dos professores já utilizam retroprojetores em suas aulas, mas esse trabalho ainda precisa ser bastante aprimorado.

    ResponderExcluir
  20. Recursos multimídias de áudio e vídeo, data show, notebook, slides. Esses recursos estão dentro da realidade do educador e educando do nosso município, pois os gestores da educação entendem a Tecnologia como meio facilitador da aprendizagem que abrirá portas para que o conhecimento seja visto como uma nova ferramenta para se alcançar o “saber fazer educacional”, pois em alguns momentos faz-se necessário despir-se de conceitos tradicionalistas e vestir-se com estes novos ideais. São utilizados recursos tecnológicos para explanar conteúdos de forma interativa bem como para atrair a concentração dos alunos, pois ajuda a prender a atenção dos mesmos. Internet, computador, data show, xerox, cd, rádio, DVD também são utilizados em nossas atividades profissionais educacionais. A internet também é utilizada para pesquisar assuntos e atividades relacionadas ao tema da aula, o CD e o DVD para copiar músicas, historinhas e peças infantis, o data show é sempre usado para passar slides sobre a temática estudada nas formações. Os recursos tecnológicos são usados para complementar a aula, para fixar a atenção durante os cursos, aulas e reuniões.

    ResponderExcluir

adicionar comentário