Entre no Fórum Conhecendo a turma para deixar um comentário para seus colegas, destacando os aspectos presentes no texto “A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento” - Juan Ignácio Pozo, O que chamou mais sua atenção e explique o porquê. Reflita sobre: Quem sou como professor e aprendiz? Diante deste novo cenário e da necessidade de educar os alunos para lidar com as características da sociedade atual. Explicite seu relato produzindo um pequeno texto com cerca de 250 a 300 palavras no Editor de texto BrOffic. Salve o documento na pasta “Meus documentos/Pasta do usuário”, atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-X_seunome. Por exemplo: para esta atividade, realizada pelo Maria Madalena Vasconcelos, o nome do arquivo será: ativ-1_MariamadalenaV_unidade01. Recomendamos não utilizar acentos, cedilha, sinais de pontuação e outros caracteres especiais. O traço que sugerimos utilizar (sinal de underline, underscore ou sublinhado) é aceito pelo computador como uma letra comum. 3. Poste o arquivo desta atividade no Portifólio, em Material do Aluno, tema “Quem sou como professor aprendiz?”. 4. Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo do Portifólio, Material do Aluno, para conhecer suas reflexões e relatos e dê sua opinião.
Nos dias atuais devemos buscar o conhecimento . A facilidade que temos com os meios de comunicação ,o uso das novas tecnologias e acesso a internet. São muitas informações que nos chegam e por conta disso, devemos nos atualizar, estudar . aprofundar e desbravar nos estudos para poder corresponder co os apelos que são feitos perante o nosso contexto pessoal social e cultural.
ResponderExcluirDiante desse cenário que vivo de tantas informações e facilidades para o estudo,sinto-me impulsionada e sedenta por conhecimento.
Sou um eterno aprendiz que busca sempre o conhecimento por ser ilimitado e infinito e com o grande desejo de ajudar o outro.E só posso dar o que tenho . O conhecimento é um grande bem que ninguém pode tomar.Por conta disso estou
sempre aprendendo e ensinando essa é a roda viva da vida.
Olá, Professora Rosangela!
ExcluirQue bom que está entusiasmada para aprender o novo. Conto com sua participação e juntas iremos abri o leque de infinitas formas de aprender e ensinar.
O conhecimento é algo que ninguém pode tirar de nós. Quando nos propomos a disseminar os conhecimentos que adquirimos nos tornamos mais humanos.
ExcluirPodemos observar que vivemos um dilema de cada vez termos mais recursos que antes não tinhamos mais avanços tecnológicos que nos chegam com velocidade assustadora, cada vez menos se aprende. Ser professor atualmente é uma tarefa difícil, pois muito nos é cobrado, são muitas as atribuições que nos delegam como se pudessemos resolver todos os problemas.
ResponderExcluirO professor nesse contexto é também um aprendiz e sempre será, precisamos estudar constantemente, buscar atualização, e eu como professor aprendiz devo estar consciente disto.Lidamos diariamente com desafios que sempre vão existir.
Temos que preparar nossos alunos para a vida, para o mercado de trabalho cada vez mais exigente, que usa as tecnologias. Devo me preparar e buscar meios de usar a tecnologia para ajudar o meu aluno no seu processo de aprendizagem.
OI, Professora Adriana!
ResponderExcluirRealmente, muitas coisas são atribuídas ao professor, enfim ele é em parte o responsável pela transformação das crianças em grandes cidadãs. O professor, nós seremos sempre um eterno aprendiz, como já dizia Paulo Freire. O novo sempre vai existir e cabe a nós nos integrarmos, estudarmos para buscarmos soluções. E com o que se aprende se ensina.
Vivemos em um mundo em que a tecnologia avança numa velocidade extraordinária, e que muita vezes nos sentimos incapazes de acompanhá-la. Porém não devemos nos sentir assim porque cada um é capaz de aprender, pois esse mundo tecnológico pertence a todos que se interessam e estão disposto a buscar novos conhecimentos. Como professor devemos está sempre nos atualizando e buscando novos saberes para puder interagir com os alunos , pois se ficarmos para trás nossos alunos iram falar uma linguagem incompreensível para nós.Além do mais é muito gratificante aprender coisas novas, é formidável entrar no mundo digital.
ResponderExcluirOlá Aurineide, concordo com você quando diz que estar nos atualizando. Isso é verdade, pois ser professor é ser um eterno aprendiz.
ExcluirSer Professor é ser um eterno aprendiz. Como bem disse Cora Coralina "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". É desta forma que tento me comportar.
ResponderExcluirNo cenário em que nos encontramos é necessário acompanhar as tecnologias para não estarmos alheios as colocações de nossos alunos assim como não devemos excluir nenhuma possibilidade de aprendizagem, para que nossa interação com os estudantes estejam adequadas.
Bom dia, Professora Célia Fernandes.
ExcluirNão podemos está alheios as transformações inovadoras ocorridas no espaço e no tempo. Como educadores é de suma importância está em consonância com o conhecimento atualizado. Ninguém sabe tudo e nem tão pouco é obrigado a saber, pois as noticias atuais são instantâneas, em tecnologia hoje eu posso afirmar uma coisa e por frações de minutos já pode está sendo publicado uma nova. É interessante que o professor esteja acompanhando as mudanças ocorridas. Afinal ele atua num campo onde seu papel é informar e ensinar. No caso da tecnologia ele deve orientar o seu aluno a desenvolver uma boa pesquisa na internet, prevenido-o de navegações indesejadas.
Muito bem professora Célia Fernandes! Sabemos como ainda é difícil trabalharmos as tecnologias dentro de sala de aula. Principalmente porque sozinhas elas não surtem efeito significativo. É preciso em primeiro lugar, que nós educadores estejamos predispostos a conhecê-las a fundo, para em seguida repassar aos alunos os benefícios e facilidades que elas nos proporcionam. Devemos lembrar que é de nossa responsabilidade o aprendizado escolar do aluno. Portanto, fazer uso de todos os métodos que facilitem sua compreensão é imprescindível.Grande abraço.
ExcluirNâo podemos falar de Educação sem estar vinculado a TIC: " Tecnologia da Informação e Conhecimento". Onde a sociedade conhecida como a do "conhecimento", vem a cada dia mais evoluindo na aquisição de novos conhecimentos.
ResponderExcluirEm um mundo tecnológico, integrar novas tecnologias à sala de aula ainda é pouco frequente e um desafio para docentes. Em muitos casos, a formação não considera essas tecnologias, e se restringe ao teórico, ou seja, o professor precisa buscar esse conhecimento em outros espaços. Isso nem sempre funciona, pois frequentar cursos de poucas horas nem sempre garante ao professor segurança e domínio dessas tecnologias.
Embora alguns ainda se sintam inseguros e despreparados, muitos educadores já perceberam o potencial dessas ferramentas e procuram levar novidades para a sala de aula, seja com uma atividade prática no computador, com videogame, tablets e até mesmo com o celular.
O fato é que o uso dessas tecnologias pode aproximar alunos e professores, além de ser útil na exploração dos conteúdos de forma mais interativa. O aluno passa de mero receptor, que só observa e nem sempre compreende, para um sujeito mais ativo e participativo. O ideal seria testar as novas tecnologias e identificar quais se enquadram na realidade da escola e dos alunos. Uma das dificuldades é a falta de infraestrutura de algumas escolas e a falta de formação de qualidade para os professores quanto ao uso dessas novas tecnologias.
Olá professora Verônica, Realmente ainda é um desafio levamos tecnologia pra dentro da sala de aula. São muitos os gargalos! Como trabalhar um tema tão complexo se ele nem mesmo está inserido na grade curricular da maioria dos cursos de pedagogia? E a questão da infraestrutura das escolas? A vida docente sempre foi um grande desafio e esse é mais um paradigma que teremos que superar. Os laboratórios do PROINFO instalados nas escolas e os cursos de formação PROINFO INTEGRADO, são exemplos de que está havendo um investimento, como nunca antes visto para levar conhecimento sobre as TIC S até a base (professor-aluno). Sabemos que na educação precisamos ser dinâmicos, buscar novos métodos que torne as aulas mais interessantes. Já percebemos que a tecnologia desperta a atenção dos nossos alunos. Então vamos inseri-las em nossa prática pedagógica. Oriente seus alunos a pesquisar na internet, compartilhar informações em blogs, criar textos e hipertextos, apresentar trabalhos com slides. Enfim, são vários os recursos tecnológicos que estão à nossa disposição. Abraço e continue participando.
ResponderExcluirA ESCOLA NÃO É MAIS O ÚNICO MEIO DE APRENDIZAGEM DOS NOSSOS ALUNOS, A TECNOLOGIA VEIO COMO UMA FORMA DE DESCOBRIMENTO TANTO PARA O ALUNO COMO PARA O PROFESSOR.O QUE TORNA ESSA COMUNICAÇÃO UM POUCO COMPLICADA É A DIFICULDADE QUE HOJE OS PROFESSORES ENCONTRAM PARA ASSIMILAR TODA ESSA TECNOLOGIA, NO ENTANTO OS NOSSOS ALUNOS TEM UMA MELHOR COMPREENSÃO MUITO MAIS RÁPIDA.CABE AO PROFESSOR SE CONSCIENTIZAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DESTA TECNOLOGIA JUNTAMENTE COM O SEU CONHECIMENTO EM SALA DE AULA PARA JUNTOS PODERMOS ESTABELECER UM MELHOR APROVEITAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO NOSSO EDUCANDO.NÃO PODEMOS FICAR À PARTI DESSAS TRANSFORMAÇÕES, COM A AJUDA DE CURSOS COMO O PROINFO E DE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS E COM TODA UMA BOA VONTADE POR PARTE DO PROFESSOR PODEMOS ALAVANCAR A EDUCAÇÃO DE UMA FORMA CONCRETA, DINÂMICA, CRIATIVA E RESPONSÁVEL. DIANTE DESTE QUADRO DE TRANSFORMAÇÃO NA SOCIEDADE REFLETINDO DIRETAMENTE NA EDUCAÇÃO, É QUE TEMOS QUE NAVEGAR MUITO MAIS MAIS NESSE MUNDO TECNOLOGICO CHEIO DE DESAFIOS MAIS AO MESMO TEMPO DE RESPOSTAS,EMBORA COM AINDA UM POUCO DE INSEGURANÇA MAIS IREMOS NOS ADAPTAR A ESTE DESAFIO E ENQUADRAR ESSE NOVO AVANÇO A REALIDADE DA NOSSA ESCOLA.
ResponderExcluirNa sociedade atual nunca houve tantas pessoas aprendendo muitas coisas ao mesmo tempo, desta forma não entendo porque tantos fracassos e dificuldades de aprender no âmbito escolar. Porém as Tecnologias da Informação estão sendo criados para novas formas de aprendizagem, tanto do professor como do aluno, onde esta informatização poderá ser acessível a qualquer pessoa.
ResponderExcluirDiantes das mudanças ocorrida frequentimente, pode-se notar a importância da busca pelo conhecimento, enquanto professor aprendiz contrubui significamente em minha formação, afinal é constante e estamos sempre sujeito a ele. Sendo necessario para nossa atuação de forma qualitativa. Desafios e conhecimento nunca é de mais, são formas fortalecedoras em nossa formação se educando ou educador, depende de cada um a busca, vontade na evolução do conhecimento em sua diversidade, pois a disponibilidade não é exclusivamente unica e sim bastante acessivel a todos.
ResponderExcluirVivemos em um mundo em que as informações circulam muito rápidas. Isso se deve graça ao uso que se faz da tecnologia. Tendo em vista esse recurso para busca de informações, se faz necessário repensar uma escola e educação com uso das tecnologias voltadas ao saber, onde o aprendiz faça uso para sua formação enquanto cidadão. Uma escola articulada de conhecimento, que prepare o aluno, selecione informações e crie metodologia com organização de infomações necessárias para sua vida social, profissional, e que, tenha como finalidade uma reflexão a busca do saber para uma vida melhor.
ResponderExcluir''Cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender.'' Olá, colegas cursistas! Quero compartilhar com vocês, a minha opinião sobre o que diz Juan Ignacio Pozo. Cada vez mais nos angustiamos em sala de aula porque acreditamos que ensinamos tantas coisas e nossos alunos não aprendem. Podemos entender que o conhecimento é algo complexo demais para ser compreendido. Eu o compreendo como etapas que vão sendo construídas ao longo da vida. E também, só assimilamos o que realmente nos interessa. Acredito que aí está o problema do fracasso na aprendizagem satisfatória. Vivemos em meio a tantas informações que o cérebro não processa tudo.O aluno encontra ''coisas mais interessantes no mundo virtual'' do que os conteúdos ministrados em sala de aula. Eis o grande desafio para os educadores: Usar as TICs de forma dinâmica, mas com significado, ou seja, aulas prazeras e com resultados na aprendizagem.
ResponderExcluirA Educação hoje vem acompanhada de inúmeras informações, principalmente as tecnológicas que tem influenciado muito dentro das escolas.
ResponderExcluirO professor precisa interagir com os alunos e nessa mediação de ida e volta de informações é que acontece a aprendizagem. Eu vivo isso constantemente em meu trabalho, tenho a convicção de que ensino e também aprendo com os alunos, com os meus colegas professores e com todos que estão em minha volta.
A aprendizagem é um processo que precisa ocorrer ao longo de toda a vida, seja para a atualização profissional ou não, aprender nunca é demais e nem tarde.
O professor e educador necessita ser um eterno aprendiz de qualquer tipo de informação. Aprender a aprender sempre, como dizia o eterno Paulo Freire.
Não dá mais para falar de educação sem falarmos de conhecimentos vinculados a tecnologia.Embora saibamos disso ,ainda nos deparamos infelizmente com pouca estrutura nas nossas escolas para atender de fato e de direito,essa realidade cada dia mais presente.Apesar de tudo isso, devemos inserir de uma vez por todas em nossa prática de sala de aula, os recursos tecnológicos.Não podemos e nem devemos privar os nossos alunos desse "novo" que nos é oferecido.
ResponderExcluirA sociedade atual,tem fácil acesso as mais diversas tecnologias,que por sua vez,vem contribuindo de forma significativa na aprendizagem e no crescimento da educação.
ResponderExcluirDiante desta indagação de quem sou eu como professora e aprendiz, me faço essa reflexão de que me sinto muito à vontade em acompanhar os avanços da tecnologia da rapidez com que temos acesso a informação e comodidade na interação dos aprendizados entre nossos alunos, mas, ao mesmo tempo me questiono sobre as expectativas que as tecnologias geraram para nós ou que ainda terá que nos satisfazer, pois bem sei que elas chegaram para ficar, isto é fato, e tudo que é de natureza humana tem consequências satisfatórias e\ ou insatisfatórias, por isso é preciso termos discernimento para sabermos conduzir esta grande esfera que é o mundo das tecnologias.
ResponderExcluirA sabedoria ultrapassa nossos limites e não temos como percebê-la na sua totalidade. Concordo com o pensamento que diz “o verdadeiro sábio é aquele que se coloca na posição de eterno aprendiz”. As mudanças por que passa a sociedade exigem um sistema educacional renovado. Estamos convictos da necessidade do professor não temer e, sim, dominar a máquina e aproveitar o potencial da tecnologia em proveito de um ensino e uma aprendizagem mais criativa, autônoma, colaborativa e interativa. as tecnologias de comunicação estão provocando profundas mudanças em nossas vidas, mas os professores não precisam ter “medo” de serem substituídos pela tecnologia, como também não precisam concorrer com os aparelhos tecnológicos ou com a mídia. Eles têm que unir esforços e utilizar aquilo que de melhor se apresenta como recurso nas escolas. O educador precisa se apropriar desta aparelhagem tecnológica para se lançar a novos desafios e reflexões sobre sua prática docente e o processo de construção do conhecimento por parte do aluno.
ResponderExcluirA sabedoria ultrapassa nossos limites e não temos como percebê-la na sua totalidade. Concordo com o pensamento que diz “o verdadeiro sábio é aquele que se coloca na posição de eterno aprendiz”. As mudanças por que passa a sociedade exigem um sistema educacional renovado. Estamos convictos da necessidade do professor não temer e, sim, dominar a máquina e aproveitar o potencial da tecnologia em proveito de um ensino e uma aprendizagem mais criativa, autônoma, colaborativa e interativa. as tecnologias de comunicação estão provocando profundas mudanças em nossas vidas, mas os professores não precisam ter “medo” de serem substituídos pela tecnologia, como também não precisam concorrer com os aparelhos tecnológicos ou com a mídia. Eles têm que unir esforços e utilizar aquilo que de melhor se apresenta como recurso nas escolas. O educador precisa se apropriar desta aparelhagem tecnológica para se lançar a novos desafios e reflexões sobre sua prática docente e o processo de construção do conhecimento por parte do aluno.
ResponderExcluirEstamos vivendo um momento histórico da sociedade humana onde a tecnologia avança a passos largos. Como professora reconheço que preciso correr para acompanhar esses avanços, pois não dá mais pra pensar a educação à parte da tecnologia numa sociedade tecnológica. Sei que serei sempre necessária no processo ensino aprendizagem dos alunos mas não posso fugir da realidade do meu público, os alunos. A tecnologia está chegando em todos os lugares e acessível á grande maioria das pessoas. Como posso excluí-la de minhas aulas?
ResponderExcluir