Marcadores

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Tecnologia na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC

Ensinando e aprendendo com as TIC.


Seja bem-vindo(a)! Esse é um blog destinado à postagem de materiais referentes ao Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs (100h).
Entre no Fórum Conhecendo a turma para deixar um comentário para seu colega, destacando os aspectos presentes no texto “A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento” - Juan Ignácio Pozo, O que chamou mais sua atenção e explique o porquê. Reflita sobre: Quem sou como professor e aprendiz? Diante deste novo cenário e da necessidade de educar os alunos para lidar com as características da sociedade atual. Explicite seu relato produzindo um pequeno texto com cerca de 250 a 300 palavras no Editor de texto BrOffic. Salve o documento na pasta “Meus documentos/Pasta do usuário”, atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-X_seunome. Por exemplo: para esta atividade, realizada pelo Maria Madalena Vasconcelos, o nome do arquivo será: ativ-1_MariamadalenaV_unidade01. Recomendamos não utilizar acentos, cedilha, sinais de pontuação e outros caracteres especiais. O traço que sugerimos utilizar (sinal de underline, underscore ou sublinhado) é aceito pelo computador como uma letra comum. 3. Poste o arquivo desta atividade no Portifólio, em Material do Aluno, tema “Quem sou como professor aprendiz?”. 4. Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo do Portifólio, Material do Aluno, para conhecer suas reflexões e relatos e dê sua opinião.

A Secretaria de Educação a Distância – SEED/MEC, em 2007, no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, elaborou a revisão do Programa Nacional de Informática na Educação – Proinfo.
Em sua nova versão, o Programa instituído pelo Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007, intitula-se Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo e postula a integração e articulação de três componentes:
• A instalação de ambientes tecnológicos nas escolas (laboratórios de informática com computadores, impressoras e outros equipamentos, e acesso à Internet – banda larga);
• A formação continuada dos professores e outros agentes educacionais para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação Comunicação (TIC);
• A disponibilização de conteúdos e recursos educacionais multimídia e digitais, soluções e sistemas de informação disponibilizados pela SEED/MEC nos próprios computadores, por meio do Portal do Professor, da TV/DVD escola etc.
É nesse contexto que surge o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – Proinfo Integrado que congrega um conjunto de processos formativos, dentre eles:
• Curso de Introdução à Educação Digital (40h);
• Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h).

PARTICIPANTES

Os participantes do Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) são professores e gestores escolares (diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos) dos sistemas públicos de ensino que tiveram suas escolas contempladas com laboratórios de Informática com Linux Educacional.

OBJETIVOS

Na perspectiva dos objetivos gerais e específicos do Proinfo Integrado, os cursos de Introdução a Educação Digital e Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, visa oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares possam:
• Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
• Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.

LOCAL DE FORMAÇÃO

A escola é o melhor palco por excelência da formação continuada do profissional da educação, pois, na medida em que trabalha e estuda ao mesmo tempo, ele tem mais oportunidades de receber orientação e acompanhamento da prática e, sobretudo, tem um material mais rico para completar o ciclo da ação - reflexão - ação aperfeiçoada. No NTM nos encontramos para fortalecer o estudo feito pelo cursista a distancia e compartilhar o seu aprendizado.

MODALIDADES

• Curso de Introdução à Educação Digital (40h);
Presencial – 20h
EAD – Ensino a Distância – 20h
Distribuídos em 9 unidades (primeira módulo-fase I)
• Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h).
Presencial – 36h
EAD – Ensino a Distância – 64h
Distribuídos em 4 unidades (segundo módulo-fase II)

ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS

Temos uma previsão da turma de 40 professores cursistas, a  turma terá um formador responsável pelo desenvolvimento do curso.

AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

A certificação ficará sob a responsabilidade da Coordenação do Programa e Secretaria da Educação Municipal. Constituem critérios para a obtenção do certificado: 75% de freqüência/participação nas atividades e nota mínima 7.

REGISTRO E ACOMPANHAMENTO

Os cursistas serão acompanhados pelo Sistema de Informações do Proinfo Integrado – SIPI.
O sistema é composto pelas seguintes ferramentas:
• Cadastramento de cursos;
• Cadastramento de cursistas e usuários do sistema;
• Cadastramento de turmas;
• Matriculas;
• Avaliações;
• Emissão de relatórios;
• Acompanhamento do histórico do cursista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

adicionar comentário